O Tribunal Federal em Brasília (TRF1) decidiu por unanimidade que daqui para frente o Instituto Federal Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) será a autoridade competente para o processo de licenciamento ambiental do Projeto Volta Grande.
Até o momento, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (SEMAS) vinha regulamentando o licenciamento do PVG e, nessa qualidade, emitiu as Licenças Ambientais (“LP”) e de Instalação (“LI”) do projeto em 2014 e 2017, respectivamente. Em sua decisão, o TRF1 reafirmou que as licenças emitidas no passado pela SEMAS permanecem em vigor. O IBAMA prosseguirá com a análise dos documentos de licenciamento como parte do seu processo de licenciamento. Esta decisão judicial resolve um caso que remonta a setembro de 2018, quando o Juiz Federal de Altamira decidiu que o IBAMA, e não a SEMAS, seria a autoridade competente para o licenciamento ambiental do projeto.
Essa decisão da Justiça Federal foi posteriormente suspensa por decisão unânime de uma turma de três juízes do TRF1 em julho de 2019, orientando que a SEMAS permanecesse como órgão licenciador competente até o julgamento final do caso.
Comentando a decisão do TRF1, o Sr. Peter Tagliamonte, Presidente da Belo Sun, disse: “Agradecemos que o Tribunal do TRF1 ter esclarecido os papéis e responsabilidades dos órgãos estaduais e federais com relação às futuras atividades de licenciamento."
Agradecemos também a decisão do Tribunal em manter a validade dos processos de licenciamento existentes, legalmente obtidos e conduzidos pela SEMAS. Conforme afirmamos anteriormente, a empresa está preparada para trabalhar com um ou ambos, SEMAS ou IBAMA, em seu processo de licenciamento, bem como com a autoridade municipal, comunidades ribeirinhas e indígenas. Esperamos estabelecer um relacionamento construtivo e transparente com o IBAMA, continuar trabalhando para colocar o Projeto Volta Grande em produção para o benefício das partes interessadas.”
II Edição do Expo Fest Cacau na Vila Mocotó
Belo Sun Mining anuncia mudanças na liderança executiva
08 de Março, dia internacional da Mulher
Campanha de exploração geológica
Projeto Volta Grande apoia ação do outubro Rosa, nas comunidades do Galo e Ilha da Fazenda.
Projeto Volta Grande participa das homenagens aos 30 Anos do Instituto Janjão, em Altamira